Mercado das Especiarias – Istambul

E impossível não se extasiar diante de tanta cor, tantos cheiros e sabores. Os que gostam de cozinhar devem se cuidar para não “enfiar o pé na jaca”.

Para quem gosta de cozinhar, se liga em temperos, sabores exóticos ou não, gosta de fazer seus experimentos na cozinha, o lugar ideal para enfiar o pé na jaca é o Mercado das Especiarias, ou Bazar Egípcio, ou ainda, Mısır Çarşısı, em turco, em Istambul.

Até para mim que sou mera coadjuvante em lugar desses, já que só me arrisco a ir para a beira do fogão para fazer um miojo (a meu favor, devo dizer que não utilizo aquele tempero pronto que vem junto, mas faço meu próprio tempero que, geralmente, é composto de azeite, sal, ovo mexido e alcaparras), é impossível deixar de ficar extasiada diante de tanta cor, tantos cheiros e sabores.

MercadoEspeciariasIstambul2Se você for igual minha amiga L., que viajava conosco e enfiou não apenas um, mas os dois pés na jaca, prepare-se para fazer um rombo na sua conta bancária. Na primeira visita que fizemos ao dito mercado, ela teve a capacidade de gastar US$ 500 em temperos, frutas secas e doces. Está certo que, como boa foodie, ela não teve pena de comprar alguns gramas de açafrão iraniano a peso de ouro, o que, por si só, já faria um belo estrago no cartão de crédito. Confesso que eu iria preferir comprar mais uma pashmina.

Mas, mesmo coadjuvante, não passei ilesa, acabei comprando chás e mais chás, cada um mais gostoso que o outro, além de figo turco seco (imperdível) e doces. Afinal, mais vale um gosto…

MercadoEspeciariasIstambul2 
MercadoEspeciariasIstambul3 

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*