Recife e Olinda – o paraíso de quem curte artesanato

img-01Se você, como eu, gosta de artesanato e não quer enfiar o pé na jaca,
deixe o cartão de crédito em casa…

A variedade e a beleza do artesanato brasileiro parecem infinitas. Em cada região do país, é possível encontrar objetos tão criativos, que o primeiro impulso é levar tudo para casa. Depois, é só lamentar o rombo no cartão de crédito e a falta de espaço – na mala e em casa – para acomodar tanta coisa…

Para quem gosta de artesanato, Recife e Olinda são um paraíso e, ao mesmo tempo, um perigo. Afinal, como resistir a tanta tentação?

Em Olinda, são lojinhas atrás de lojinhas, com roupas artesanais bordadas, de crochê, de renda renascença e fuxico, além de objetos utilitários e decoração de madeira, cerâmica, ferro, vidro, tecido etc. etc.

img-02

img-03No Recife, o recém inaugurado centro Artesanato do Pernambuco, localizado em um dos armazéns restaurados do porto, é mais organizado e, também, mais caro, mas dá para se encantar com tudo, com conforto (tem ar condicionado) e tranquilidade. Os objetos são separados por tipo de material: madeira, cerâmica, pedra, metal, fibra e tecido, entre outros, o que facilita a busca.

img-04A Casa da Cultura também apresenta uma boa variedade de objetos e roupas. Funciona na antiga Casa de Detenção, construída na década de 1850; restaurada e adaptada para abrigar o centro de cultura e arte, em 1973. As lojinhas ocupam as antigas celas da prisão. Uma cela mantida vazia dá ao visitante uma ideia de como eram as suas acomodações. Os preços são razoáveis.

img-05Já, para quem quer enfiar o pé na jaca com estilo, sem se importar com a muvuca, mas, sim, com os preços, o recomendável é o Mercado São José. Ali, encontra-se de tudo, de itens da culinária local a roupas, bolsas, cerâmicas etc., com preços bem mais baixos que nos demais locais. O conforto é zero, é preciso “desbravar” os corredores apertados e lotados de mercadorias e de gente. E haja suor!!! Mas vale a pena.

Endereços:
Artes do Imaginário Brasileiro – Rua Bispo Coutinho – Olinda – PE
Mercado da Ribeira – Rua Bernardo Vieira de Melo – s/n – Olinda – PE
Artesanato do Pernambuco – Antigo Armazém 11, Marco Zero – Recife – PE
Casa da Cultura – Rua Floriano Peixoto, s/nº – Santo Antonio – Recife – PE
Mercado São José – Praça Dom Vital – Recife – PE

por-conso

 

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook
  1. 16/03/2015 at 12:31

    E podem ter certeza que vocês vão voltar sempre para o nosso Carnaval aqui de Pernambuco, pois melhor. Sucesso garantidoooo amo demaisss

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*