Figueras – Espanha

img01

img02A caminho do sul da França, no norte da Espanha, vale a pena dar uma parada em Figueras, a cidade de Salvador Dalí, o excêntrico artista catalão. A viagem de trem dura aproximadamente 1h30 e os tickets custam 15 euros.

img03É fácil chegar da  estação de trem até o posto de informação turística que fica próximo ao centro histórico da cidade, um lugar pequeno e muito agradável de caminhar.

img04
img05
Começa com o impressionante edifício projetado por ele mesmo, a partir de ruinas de um antigo teatro romano. O curioso é que Dalí morava dentro do museu e, frequentemente, passeava por entre os turistas que o visitavam. Contam-se histórias muito engraçadas sobre isto, como por exemplo, que, por vezes, ele acordava da sesta (aquela cochiladinha depois do almoço) e saia caminhando de pijamas pelos corredores. Morou ali, sozinho, por mais de 20 anos, porque Gala continuou vivendo no castelo fora da cidade, entre Figueras e Girona.

img06
O museu tem 21 salas com a maioria de suas obras e é onde também Dalí está enterrado. O projeto arquitetônico mostra toda a genialidade e a loucura deste escultor, pintor, artista que tinha um ego enorme.

Ali, encontramos um grande acervo de obras que contam um pouco da trajetória artística do Dalí, desde obras impressionistas, futuristas e cubistas, até criações surrealistas, instalações e algumas obras dos últimos anos de sua vida.

img07
Embora as obras não estejam organizadas por ordem cronológica, o museu é uma viagem garantida a um mundo de realidade alternativa, delírios oníricos, confusão e sentimentos embaraçados.

Anexo ao museu está o Dalí Joyas, uma exposição de joias criadas pelo próprio artista, algo espetacular, brilhante.

img08

08

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*