Warning: include_once(/home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-content/plugins/wp-imenu/wp-class.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-settings.php on line 74

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-content/plugins/wp-imenu/wp-class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-settings.php on line 74
Sarajevo – Bósnia - Rodinhas nos Pés

Sarajevo – Bósnia

Cidade teve o primeiro trem do mundo, antes de Viena. Esta foi uma entre as muitas coisas que aprendemos sobre Sarajevo, quando lá estivemos. Outra, bem interessante, é que Saravejo já contava com banheiros públicos (espécies de hammams) quando a monarquia francesa ainda usava urinóis.

CalcadaoSaraciFOTO-1

O animado Calçadão Saraci, no centro velho da cidade, recém reformado

Por estas e por outras, Sarajevo foi uma surpresa boa para nós. Apesar das muitas marcas da recente e violenta guerra dos Bálcãs, de 1992 a 1995, que deixou a cidade em ruínas e que os bósnios fazem questão de cultuar e explorar como atração turística, a cidade é pulsante, movimentada, alegre, cheia de gente bonita, principalmente nos calçadões (Saraci) do seu centro velho. Aliás, o bairro, chamado de Bascarsija, que em turco quer dizer “mercado principal”, parece uma mini-Istambul, com seus souks, restaurantes com comidas típicas turcas e lojas e mais lojas vendendo as mesmas echarpes e as mesmas cerâmicas encontradas em profusão no Grande Bazar de Istambul.

FOTO2Catedral-do-Sagrado-Coracao-de-Jesus

Na “Jerusalém Europeia”, interior da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1889

Os bósnios também gostam de dizer que o país é a Jerusalém Europeia, já que ali convivem mulçumanos – a grande maioria –, judeus e cristãos. Para dizer a verdade, não conhecemos nenhuma pessoa que não fosse mulçumana, a não ser em Medjugorje, cidadezinha de peregrinação católica, desde que a Virgem Maria começou a aparecer ali para alguns de seus moradores, em 1981. Mas, realmente, Sarajevo abriga mais de 100 mesquitas, algumas delas erguidas durante a ocupação otomana, ainda no século XVI, que se misturam com sinagogas e igrejas católicas e ortodoxas. Tudo em meio a prédios e monumentos erguidos do final do século IXX, quando o país esteve sob ocupação do Império Austro-húngaro.

Encravada ali no centro velho da cidade, foi que encontramos, meio escondidinha, a pequena igreja ortodoxa dedicada aos Arcanjos Miguel e Gabriel, citada no nosso blog. A pequena igreja, que fica no complexo do Museu Ortodoxo, é tida como a mais antiga igreja cristã de Sarajevo. Foi mencionada pela primeira vez em 1539, mas acredita-se que sua construção ocorreu antes desta data.

Foto3Igreja-de-Sao-Miguel-Arcanjo-3

Igreja ortodoxa dos Arcanjos Miguel e Gabriel, escondidinha no centro velho

Foto4Mesquita-Ferhadija

Mesquita Ferhadija, construída em 1561, exemplo da arte clássica otomana

 

A quem quer que seja que você perguntar, na cidade, sobre o que visitar em Saravejo, a primeira sugestão que ouvirá será o Túnel da Esperança, um corredor subterrâneo de 960m de extensão, dos quais, 25m estão abertos à visitação. Foi construído clandestinamente pelos moradores durante a guerra, ligando o fundo de uma residência à região do aeroporto, como rota de fuga e de passagem de mantimentos e outros produtos necessários à sobrevivência da população. É comum, ao conversar com os habitantes locais, ouvir histórias vividas no período, mesmos dos mais jovens, que relembram as vezes em que, ainda crianças, precisaram percorrer o túnel acompanhando os pais, para se proteger ou para conseguir alimentos. Ali funciona também um pequeno museu com objetos bélicos, caixas para alimentos e uniformes usados à época.

Mas a cidade tem muito mais a oferecer: monumentos, museus, bares e bons restaurantes. E, atenção, quem quiser aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas, ali é o lugar certo. Após circular por Montenegro e Croácia, chegamos à conclusão que o melhor lugar para fazer compras era Sarajevo. A variedade de opções é grande e é onde os preços são melhores. Para nós, foi tarde demais…

Foto5Tunel-da-Esperanca

Casa onde foi construído o Túnel da Esperança, com marcas de tiros. Hoje, ponto de visitação obrigatória

Foto6Tunel-da-Esperanca

Mapa mostra localização do Túnel da Esperança (apontada pela mão)

 

 

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*