Saintes-Maries-de-la-Mer e Sainte Baume

01
Na companhia de São Máximo, Maria Madalena viria a percorrer a região evangelizando as pessoas, apoiada pela Ordem dos Cavaleiros Templários. Depois, recolheu-se no coração da gruta de Sainte Baume, onde viveu seus últimos anos de vida, cuidando de leprosos. Morreu ali aos 51 anos e seu crânio ainda está exposto na igreja erguida em sua homenagem. Na festa a que assistimos, foi revelado aos fieis o seu rosto reconstituído a partir desse esqueleto, feito por pesquisadores brasileiros.

Um pouco desta historia cristã

Esta pequena cidade na Região Provence é um charmoso balneário frequentado por ricos e famosos, mas é também um local de peregrinação importante para as comunidades cristãs e ciganas. O encanto está na lenda sobre as três Marias.

0203Depois de desembarcar, Marie-Madeleine foi para Sainte-Baume, Lázaro para Marseille. Marie Jacobé e Marie Salomé ficaram na cidade com a escrava Sara, onde viveram até a morte.

Uma outra versão diz que Sara teria sido a parteira de Maria e que Jesus era grato por ela tê-lo trazido ao mundo. Sua história e milagres a fizeram Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, com um verdadeiro carnaval pelas ruas de Saintes-Maries.

A Igreja, datada dos séculos XI e XII, no coração da cidade e visível a quilômetros, era uma fortaleza destinada a proteger as relíquias das santas. Chega-se à parte mais alta por uma escada de 53 degraus. De lá, uma linda vista da cidade. Dentro da igreja, está o barco das três Marias, que é levado nas procissões. Na capela alta, relíquias das Marias e de Sara, a Virgem Negra.

04
05
O acesso às grutas onde Madalena viveu é rigorosamente controlado pelos monges e precisa ser agendado na oficina de turismo local. O trajeto é feito em grupos para preservar o caminho, que dizem ser os mesmos usados 2000 anos atrás. A trilha passa pela floresta protegida desde o século XIII e tem 1,5km, inclinação moderada. É uma trilha, por isto é melhor usar sapatos confortáveis e levar uma garrafinha d’água, que pode ser abastecida na fonte que fica no meio do caminho.

Na gruta, duas surpresas: a vista de toda a região, incluindo uma visão privilegiada da montanha Sainte Victoire, ao longe, e a outra é a calma da gruta fresca, lugar de recolhimento e oração, propício à meditação.

06Para ir às grutas Saint Baume:

Distância de Aix-en-Provence à Saint-Maximin-la-Sainte-Baume: 36km (3,60€ de pedágio pela autoestrada)
Distância de Saint-Maximin ao estacionamento da Gruta: 21km (estrada D80 em direção à Nans-les-Pins)
Feira medieval de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume (acontece há mais de 700 anos): todos os anos no segundo fim de semana do mês de abril.

Para Saintes Maries la Mer07

– Aeroporto de Avignon
– Aeroporto Marseille-Provence
– Aeroporto Montpellier-Fréjorgue
– Aeroporto Nîmes-Garon

Estações de Trem mais próximas:

– Gare TGV Arles
– Gare TGV Avignon
– Gare Nîmes

De Paris, da Gare de Lyon, Paris/Arles – de 4 a 5h, com 1 conexão
De Paris, da Gare de Lyon, Paris/Avignon – de 3h a 3h40 min
De Paris, da Gare de Lyon, Paris/Nimes – de 3h a 3h30 min

Visitas guiadas: Todas as terças e sextas-feiras, um percurso de 2 horas para descobrir a história da pequena cidade e suas tradições. Reservas no Office de Tourisme.
Mercado Provençal: Todas as segundas-feiras e sextas-feiras pela manhã, tem o Marché Provençal (feira) na Place des Gitans.

As Procissões

Festa de Santa Maria Madalena: 22 de julho. Para maiores informações sobre a programação das festividades, visite o site da Paróquia.
25 de maio para as santas Marie Jacobé e Marie Salomé
24 de maio para a padroeira dos ciganos a “Vierge Noire”, Santa Sara. A estátua de Sara fica dentro da igreja, mas neste dia ela é levada até a beira mar, em uma famosa procissão.

Agenda completa de eventos da cidade: http://www.saintes-maries.camargue.fr/pages/fetesmm.html

08

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*