Mercado Central de Aracaju

Situado no centro velho da cidade, é uma festa para os olhos e para o paladar! Na realidade, são dois mercados ‒ o Thales Ferraz e o Albano Franco ‒, que se complementam e quase se confundem.

No Albano Franco, são corredores e corredores com bancas de carnes, peixes, camarões, ‒ muito camarão, de todos os tamanhos ‒, crustáceos, legumes, frutas, verduras e, para mim uma atração especial, as bancas de pimentas. Frescas ou curtidas em embalagens com vários formatos e tamanhos, são um atrativo com suas cores e cheiros. O molho de uma das marcas sergipanas, a Gota, é ótimo! Bem forte.

Aracaju 30

No Albano Franco, frutas e verduras de dar água na boca

Aracaju 32

O colorido e cheiro das pimentas são uma atração especial

Aracaju 33

Camarões graúdos e miúdos a escolher

Aracaju 26

Plantas medicinais e temperos tomam conta de parte de um dos pátios

No Thales Ferraz são lojinhas com roupas, redes, artesanatos de barro e madeira e utensílios de uso doméstico. Mas há também farmácia, barbearia, casa lotérica e outros pontos de comércio complementar. Em um pátio interno, bares com algumas mesinhas e música ao vivo, com violeiros e sanfoneiros.

Os dois mercados dão uma boa ideia da cultura sergipana. O Albano Franco veio primeiro, mas, com o tempo não estava mais “dando conta do recado”. Foi preciso construir um outro mercado anexo para ajudar a comportar a variedade de produtos que suprissem as necessidades da população local. E, com tanta coisa boa, acabaram se transformando em um dos pontos turísticos mais atraentes da cidade.

Aracaju 23

Peças de artesanato de barro dão colorido às bancas

Aracaju 25

Cachaças com nomes bem sugestivos

 

Ali é possível ver o que os aracajuanos costumam consumir, as frutas da região, os beijus, curaus, os doces e, lógico, a castanha de caju, uma das delícias regionais (o nome Aracaju é uma junção das palavras “arara” e “caju”, ambos abundantes no local). É bom ir sem pressa, para parar nas barracas que vendem plantas medicinais, especular bastante sobre tudo, curtir um pouco da música que grupos musicais locais apresentam pelos pátios e se deliciar com todos os cheiros e sabores. O Mercado Municipal de Aracaju é um dos mercados mais ricos em variedades de produtos que conheci. Vale conferir!

Aracaju 19

Pátio amplo do Mercado Central de Aracaju facilita o acesso dos visitantes

Aracaju 21

Um dos animados pátios internos do Mercado

Aracaju 22

Variedade de artesanato de palha

Aracaju-28

Cangaceiros em profusão no Mercado

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook
  1. Cleuza
    06/11/2013 at 00:02

    Adorei…. Se quiser, te envio as fotos do pátio todo enfeitado, preparado para as festas juninas.
    Ah, e as do museu da Gente Sergipana…

  2. Emerson Sousa
    22/10/2014 at 10:58

    Sensacional o local. Você poderiam me indicar alguém que possa enviar para mim, em Brasília, uma muda e folhas de uma planta medicinal chamada “Canela de Velho” originária aí de Sergipe? Com a indicação eu faço o aceto para o envio. Obrigado, Emerson

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*