Warning: include_once(/home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-content/plugins/wp-imenu/wp-class.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-settings.php on line 74

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-content/plugins/wp-imenu/wp-class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/c/d9/b0/rodinhasnospes/public_html/wp-settings.php on line 74
Ksar Ghilane – Tunísia - Rodinhas nos Pés

Ksar Ghilane – Tunísia

A chegada ao acampamento em pleno Saara é uma experiência única. Depois de horas vendo somente areia, você se depara com um bloco verde, que parece até uma miragem.

Passar uma noite acampada no deserto do Saara parece um sonho? Saiba que é um sonho bem possível de ser realizado e uma experiência muito menos radical do que se imagina. Pelo menos se o acampamento escolhido for o Ksar Ghilane (em árabe: قصر غيلان), na Tunísia.
A caminho de Ksar Ghilane

A caminho de Ksar Ghilane

O hotel-acampamento tem o mesmo nome do oásis que fica no sul da Tunísia, bem próximo à província de Tataouine. O acesso ao local hoje é bem fácil, já que foi construída uma estrada asfaltada que liga o oásis a Douz e a Matmata, cidades que visitamos quando nos dirigíamos para lá.

A chegada a Ksar Ghilane é uma experiência única. Depois de horas vendo somente areia dos dois lados, à frente e atrás, você se depara com um bloco verde, que parece até uma miragem. É um alívio em todos os sentidos, depois de tanta aridez. O Ksar Ghilane não é considerado um oásis grande (ocupa cerca de quatro hectares), mas é muito agradável. É alimentado por uma nascente de água quente com propriedades termais, que forma uma lagoa, onde é possível tomar banho (em meio a muitas algas ‒ não tive coragem de entrar), e serve de refúgio a cerca de 50 famílias de nômades que vivem da exploração de tamareiras, da criação de cabras e ovelhas e do turismo.

Chegando ao acampamento

Chegando ao acampamento

Parte do oásis é ocupada pelo hotel-acampamento dito “de luxo”, rodeado de tamareiras e pés de azeitona, onde nos hospedamos. São 60 tendas para duas ou três pessoas ‒ há algumas um pouco maiores, para famílias ‒, climatizadas (na madrugada isto faz uma diferença incrível!), camas tradicionais e banheiro privativo. Há um outro acampamento próximo, mais econômico, com tendas e banheiros coletivos e sem climatização.

As tendas são distribuídas em vários círculos, como as tabas dos nossos índios, e numeradas, para o hóspede se localizar, já que são todas iguais. Há um centro de convivência com piscina, bar (dá para beber um vinho tunisiano razoável e cerveja também de marca local, bem boa) e restaurante que serve comida típica da Tunísia e comida da cozinha mediterrânea. Tudo muito saboroso.

Às 4h30 da manhã levantamos para uma experiência única: subir em um mirante para assistir ao nascer do sol no deserto. É imperdível ver o sol iluminando aos poucos as dunas de areia cor laranja, a perder de vista. É bom se prevenir, na madrugada o frio é cortante.

A nossa tenda

A nossa tenda

Tendas vista do mirante, ao amanhecer

Tendas vista do mirante, ao amanhecer

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*