Fazenda Capoava – Espaço Memória

Há um interessante roteiro por fazendas históricas paulistas, espalhadas por vários municípios do interior do Estado. Ao longo de 180km aproximadamente, desde Santana do Parnaíba, encontramos fazendas dos séculos XVIII e IXX, que fazem parte das fases históricas da região.Ciclos do açúcar, do café, das bandeiras e das monções, expedições fluviais que partiam das cidades banhadas pelo Rio Tietê e iam para Minas, a procura de ouro e outras riquezas. É o “Roteiro dos Bandeirantes”, a rota por onde passaram os bandeirantes que, partindo desses locais, foram desbravar o país. Toda essa região é um belo testemunho do patrimônio histórico-cultural e arquitetônico do nosso estado, assim como são também locais de grande beleza natural. Ao redor dessas fazendas, e além de suas vilas, casas e engenhos construídos aqui e ali refletiam aspectos da cultura canavieira, com casas de taipa-de-pilão, de arquitetura simples e simétrica no “estilo bandeirista”. A região de Itu, uma das mais antigas cidades do país (início do séc. XVII), faz parte desse circuito e é um testemunho de mais de trezentos anos de história da Vila de São Paulo de Piratininga, quando ainda éramos uma capitania. Fazendas, caminhos, trilhas e reservas ambientais que seguem a rota dos antigos bandeirantes. A natureza é exuberante. Uma região de Mata Atlântica e também de pedras, de rochas de granito, os chamados Matacões, grandes blocos arredondados de pedra, vestígios de uma era vulcânica. Pedras, muitas pedras. Grandes, pequenas, de todos os tamanhos e formas. E entre elas, áreas de pastagem reservada à criação de cavalos e gado.  A paisagem é bonita e temos a sensação de uma vivência rural.

Parte do casarão, onde está localizado o restaurante

Parte do casarão, onde está localizado o restaurante

Além da natureza, vários exemplos da arquitetura colonial, com mais de dois séculos de história e  que fazem parte do patrimônio arquitetônico e cultural de SP. Algumas dessas fazendas são hoje hotéis confortáveis e charmosos, com ótima infraestrutura, onde é possível a hospedagem em antigas casas de colonos restauradas, com conforto e aconchego.

Antiga casa de colono. Hoje, “Espaço Memória”

Antiga casa de colono. Hoje, “Espaço Memória”

Vista da área de lazer

Vista da área de lazer

Atraídas por esse badalado polo turístico do interior paulista, fomos passar um domingo na Fazenda Capoava, que é parte do circuito histórico. Uma bela fazenda colonial, com a casa grande ocupada pela recepção e por um charmoso restaurante. As antigas casas de colonos fazem parte da hospedagem. Além da beleza do lugar e da arquitetura, no local há um interessante pequeno museu, o Espaço Memória, que ilustra um pouco da história da fazenda, que foi produtora de açúcar, de café e também pecuária.

Salas do Museu-Espaço Memória

Salas do Museu-Espaço Memória

Salas do Museu-Espaço Memória

Salas do Museu-Espaço Memória

Salas do Museu-Espaço Memória

Salas do Museu-Espaço Memória

 

 

 

 

 

 

Nesse espaço, muitos objetos. Livros antigos, máquinas de beneficiamento de café, selas, utensílios de cozinha e fogões, mós de moinho e interessantes livros de receitas. Esse pequeno museu é muito bem montado, com grandes janelas tradicionais no barroco colonial e suas peças são testemunhas da história e da arquitetura e até da culinária paulista e caipira. Em uma das salas, uma pequena mostra de uma parede original de pilão, que foi preservada. Aproveitamos um delicioso almoço com gastronomia típica de fazenda. Comida caseira, em fogão à lenha e muitas opções de sobremesas. Uma delícia! Foi um domingo pra lá de agradável, um belo passeio pela história paulista, circulando pela Rota dos Bandeirantes. Se você gosta de uma boa comidinha caipira, ou de passear por estradas cheias de charme e história no meio de fazendas coloniais, e ainda se interessa pelo passado da nossa Vila de São Paulo de Piratininga, de repente, passar um final de semana na Fazenda Capoava, ou pelo menos um almoço de domingo, é uma dica bem especial!

Corredor de entrada da sede

Corredor de entrada da sede

FAZENDA CAPOAVA

Roteiros de Charme

Local: SP 300 / Rodovia Dom Gabriel Couto – Km 90

Bairro do Pedregulho | Itu – São Paulo

(11) 2118-4100

Agendamento para visitas.

 

Escrito por Sandra Laudani

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*