A Torre Gálata – Istambul

A Torre Gálata é essencial para o turista se situar em Istambul. Plantada ao norte do Chifre de Ouro, ela domina toda a cidade.

Fala-se muito em Istambul no momento. O filme Skyfall, novela, turistas brasileiros indo em grupos cada vez maiores visitar a Turquia. Sempre gostei muito daquela cidade e tive a oportunidade de visitá-la três vezes. Cada uma em épocas bem diferentes da minha vida. E cada vez foi uma descoberta, como se fosse a primeira. Até ter a certeza de que, entre todas as cidades que já conheci, é aquela que eu mais gosto.

A geografia é muito especial. O estreito de Bósforo corta a cidade e o mar toma conta da paisagem.

Toda recortada, às vezes difícil de entender em que lado fica o quê. De um lado, o continente europeu; do outro, a Ásia.É aí que você descobre que o passeio até a Torre Gálata é essencial para se situar na cidade. Plantada ao norte do Chifre de Ouro, ela domina toda a cidade.

Istambul_Torre_GalataHistórica, é uma das mais antigas torres de Istambul, e dizem que é também uma das mais antigas do mundo. Originalmente chamada de Torre do Farol, foi construída em madeira, durante o Império Bizantino, por volta do ano 528 da era cristã, para funcionar como um farol. Dela se tinha a visão de toda Istambul.  No século XIV os genoveses, que dominavam a província de Gálata, a reconstruíram em pedra e a usaram como torre de observação. Era a Torre de Cristo, de onde se controlava o Chifre de Ouro. Os turcos utilizaram a Torre Gálata durante a conquista Otomana de Istambul quando dominaram a cidade em 1453. Foi o fim do Império Bizantino.
Na década de 60, ela foi fechada para uma restauração que durou três anos. Foi reaberta em 1967.

A torre, aberta para visitantes, tem 61m de altura e, se contarmos do nível do mar, 140m. A grossura de suas paredes pode chegar a mais de 3,50m. O melhor é que podemos subir até o topo. Uma espécie de sacada rodeia toda a estrutura e é daí que podemos entender o traçado da cidade, muito bonita, ali na sua frente. Uma visão de 360º ajuda bastante e é essa que você tem do alto da torre. Ela domina o horizonte.

Istambul vista de um dos ângulos da torre

Istambul vista de um dos ângulos da torre

Do alto, avistam-se os principais pontos da cidade

Do alto, avistam-se os principais pontos da cidade

Dá perfeitamente para ver os pontos principais da cidade, mas também as ruas estreitas, as avenidas, as muralhas, o mar, os grandes navios e as pequenas embarcações que cruzam o Bósforo.

Fizemos o passeio em uma manhã de sol, o céu azul poucas nuvens. A visão da cidade é de tirar o fôlego!

Visite: TORRE GÁLATA
Aberta todos os dias.
Das 9h às 20h.
Confirme antes de ir para não perder a viagem.

Compartilhe!

Tweet this! Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Pin it Share on Facebook

Deixe uma resposta

*

O seu email não será publicado.Preenchimento obrigatório*

*